quarta-feira, 1 de março de 2017

Serração da Velha [II]


[Continuação / Fim]


“Prometido é devido”! Assim, cá fica a continuação do artigo, cuja republicação comecei no “post” anterior, mas que veio a lume, pela primeira vez, em 1989, na revista Cadernos Vianenses (tomo 12, pp. 21-28), e, em separata, no ano seguinte.

Serração da Velha é - recorde-se - uma tradição festiva popular, de natureza folclórica, burlesca e satírica. Realiza(va)-se, geralmente, no início da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas ou no domingo seguinte a esta féria. Dado o seu caráter festivo e irreverente, pode ser considerada, por isso, uma continuação do Carnaval. Acontece(rá), por isso, hoje, em algumas localidades.



[...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...]


Adenda, com pedido de desculpa - Ao longo do artigo, reproduzido em formato jpeg (digitalizado), encontrarão uma outra gralha que, inadvertidamente, deixei "(re)pousar". Experientes "caçadores" que são, os leitores facilmente as "alvejarão". Desculpem!

2 comentários:

  1. Gostei de ler porque gosto de saber e, seja qual for a interpretação certa, concordo com a visão mais global, a que defende que estas tradições comportam um carácter catártico, seja quais forem os outros símbolos que as vestem.
    Bom dia, DAvid!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Ibel, pela tua atenção e pelo teu comentário. Um bom resto de tarde! Abraço amigo!

      Eliminar