terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tortulhos do Mato [01]


Por esta altura, em cada ano, é tempo de abundantes cogumelos. Perdão, tortulhos, pois era assim - e só assim – que, quando crianças, os designávamos, cá no Mato.
Uns, pela cores, formas e dimensões, são mais surpreendentes, belos e sedutores que outros. Há, depois, os que se podem comer, como saboroso petisco. Cuidado, muito cuidadinho, porém. Sobretudo, quando não se tem a certeza de que se lhes pode cravar o dente à vontade. É que há também vários que são tóxicos e/ou venenosos.
Os que, neste outono, cá pelo jardim e quintal, têm aparecido são – presumo eu – incomestíveis. Conheço, apenas, um tipo de tortulhos que os humanos podem comer. Falarei deles e mostrarei fotografias em próximo post.
Por ora, tenham a bondade de “admirar” mais estes meus “tortulhos”, objetiva-mente, captados ali no jardim.




Um dia destes sirvo-lhes mais uma “dose” de tortulhos. A cores e/ou a preto branco. Neste efémero e-terno retorno, claro!

2 comentários:

  1. me nascem muitos iguais aos da ultima e penúltima foto, nunca comi nenhum mas gostaria saber se são realmente comestíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que não são comestíveis, José. Eu limitei-me a fazer as fotos. Agora há de haver quem saibda.

      Eliminar