domingo, 21 de abril de 2013

Danadas daninhas 024


Ora, cá estão elas. Estas danadas daninhas não precisam de apresentações. Toda a gente as (re)conhece: são miosótis (myosotis). Dos bravos, obviamente. Que os mansos mais não são que seus descendentes domesticados.



Dizem os entendidos que o nome se aplica a uma grande quantidade de plantas e flores. Como à língua de boi [ver post anterior] entre outras, dadas as semelhanças de cor, forma e tamanho. Quanto à cor, se a da língua é sempre azul, a do miosótis também aparece nas cores branca e rosa, se bem que em menor abundância. Conforme tenho encontrado, observado e objetivaMente fixado, pelos maus caminhos de matas (bouças) que vou percorrendo. Que em terrenos cultivados ou de agricultura abandonada, miosótis não os encontrei. Ainda.


Ora façam o favor de observar, a seguir, lado a lado, como um casal, as danadas flores da língua e do miosótis. E, se não for pedir muito, tirem as devidas conclusões, acerca destas daninhas. Ou querem que lhes faça a papinha toda?... E estudem! Não façam como o(s) outro(s).



E-ternamente retornarei, com outras danadas daninhas. Que azul republicano é, hoje e para sempre, este meu reino. Absolutamente.


3 comentários:

  1. Sempre o olhar atento, aquele da sensação, da beleza e da poesia.

    Obrigada,
    (re)colhi e coloquei na Mente...
    gabi

    ResponderEliminar
  2. São lindas para mim! Que daninhas??!!!

    ResponderEliminar
  3. Daninhas, Cara Celeste, é termo que uso para classificar todas as flores que, campestres ou silvestres, não são cultivadas como de jardim e/ou para adorno das casas. Para mim, o termo nada tem de depreciativo. Bem pelo contrário. Obrigado, na mesma, pela observação.

    ResponderEliminar