Está exposta ao público, no convento e igreja de S. Domingos, uma amostra sobre a «Vida, Obra e Relíquias do Beato Bartolomeu dos Mártires». A exposição inscreve-se nas celebrações dos 500 anos sobre o nascimento de Bartolomeu Fernandes do Vale (Lisboa, 1514), mais tarde frade dominicano com o nome de Fr. Bartolomeu dos Mártires.
Ontem, visitei a exposição. Autorizaram-me a fazer fotografias. Eis algumas:
Imagem de Beato Bartolomeu dos Mártires, em nicho colocado à direita de altar, em capela interior, que terá sido a cela do frade.
Torre da igreja de S. Domingos, vista do interior do claustro do convento.
Teto em pedra, da ala poente do claustro do convento.
Manuscrito de doação dos livros de Fr. Bartolomeu dos Mártires ao Mosteiro de Santa Cruz. (O catálogo traz uma transcrição, em grafia atual, deste documento.)
Urna dos restos mortais de Fr. Bartolomeu dos Mártires.
Inscrição (epitáfio), em latim, no túmulo de Fr. Bartolomeu dos Mártires, situado na capela-mor, lado do evangelho, na igreja de S. Domingos. Não se encontra traduzido, no catálogo. Convirá ler, acerca deste túmulo e do referido epitáfio, o que conta José Luís Branco, em Figuras e Factos da História de Viana do Castelo, 2007: 61-64. Segundo este autor, o atual epitáfio não é o original, tendo-lhe sido «introduzidas interpolações, omissões e inversões de palavras».
NB - O catálogo da exposição custa apenas 1 euro.
Já lá tinha passado. O Frei Bartolomeu dos Mártires merecia melhor.
ResponderEliminar