quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apitadelas 001

Apito de Cúpulas de Bolota





A primeira apitadela que se dá com este apito não é fácil. É necessário ajustar a posição dos lábios ao orifício e soprar com alguma intensidade. O som produzido (simples ou trinado) será tanto mais perfeito e forte, quanto melhor for o ajustamento da posição.
É assim: com a boca fechada, faz-se coincidir a ponta dos lábios com o orifício (Fig. 1). Em seguida, roda-se o apito para baixo (lábio inferior), de modo a fazer (mais ou menos) um ângulo recto com os lábios (Fig. 2). Nesta posição, encosta-se bem o apito ao lábio inferior. Alonga-se um bocadinho o lábio superior, para que o ar penetre totalmente no orifício, e sopra-se. Et voila!...


Se não apitar à primeira, não desista. Insista. Que dar apitadelas com um instrumento destes também requer paciência, treino, persistência e jeito. E verá como consegue. É como o coçar…
Mais fácil é a sua construção. Escolha, de entre as cúpulas recolhidas, duas com diâmetros ligeiramente diferentes. A menor deve entrar um pouco na maior (Figs. 3 e 4).


Em seguida, faça, com um canivete (ou à unha), um recorte circular nos bordos de cada cúpula (Fig. 5). Depois, encaixe uma na outra, fazendo com que os recortes formem o orifício (Fig. 6).


Este apito pode produzir som simples ou trinado. Para conseguir este último efeito, introduza um pequeno objeto com forma mais ou menos esférica (pedrinha, bolotinha, bugalho…) no instrumento. A dita esfera, porém, deve ter um de diâmetro ligeiramente superior ao orifício (Figs. 7). Caso contrário, ao soprar, ela esgueira-se pelo buraquinho e leva com ela no nariz. Feche as cúpulas (Fig. 8). Para tornar mais resistente a união, pode deitar cola (branca, de madeira), no bordo da cúpula menor.


E pronto. Está feito o apito de cúpulas de bolota (Fig. 9).
Na feitura deste exemplar, preservei elementos das cúpulas desnecessários à produção do som (pedúnculo e raminho de bolotas não desenvolvido). Este instrumento é também um objeto cultural.


Boas apitadelas! E-ternamente!

4 comentários:

  1. Como tenho um carvalho perto de minha casa, prometo que vou tentar... Não sei se com sucesso...
    Fico à espera dos novos artefactos.
    Outro abraço.
    MM

    ResponderEliminar
  2. Caro Manel,

    Muito obrigado pelas tuas palavras.
    Boa sorte no ratefacto e na apitadela.
    Abraço.
    David

    ResponderEliminar
  3. Espectacular! É mesmo brincadeira de rapazes do nosso tempo. Nós as meninas gostávamos dos bogalhos, ainda verdes para servir de esponja,para apagar a lousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lurdes! Lá por Calvelo, os rapazes do nosso tempo deveriam fazer, com as "cocras" brinquedos idênticos.

      Eliminar