terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PEDRA POLIDA II







«O centro histórico da freguesia conta com um [Cruzeiro] dos mais esculturados exemplares do Minho e de Portugal, verdadeira obra artística que lhe valeu a designação de monumento classificado em 1936 [segundo a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais].

Obra notável de arte religiosa, enquadrada na corrente artística do Barroco, com fuste torso salomónico, decorada com motivos florais, apoiadp spbre um plinto no qual se distinguem quatro anjinhos que parecem sustentar a base, no centro da aqul foi esculpida a imagem de Nossa Senhora da Conceição, com quatro diminutas faces angélicas a seus, sob as quais jaz, vencida, a serpente tentadora.

Sobre um capitel esquemático distingue-se um crucifixo com a imagem de Cristo, que exprime o triunfo da vida sobre a morte, segundo a simbologia cristã. [...]»
[Anónimo. Ver AQUI.

NB - Não se compreende como foram autorizadas as quatro inscrições no monumento, relativas a factos da História de Portugal (a última tem a data de 1940), como a que se mostra na última imagem.

2 comentários:

  1. Obrigada por me mostrar o mais alto e elaborado dos cruzeiros que conheço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer, Prof.ª Luísa. É preciso mostrar, para preservar, o também o nosso património construído, sobretudo situado nas aldeias.

      Eliminar