segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Camilo & Viana 002


Nota – Este post recebe a numeração indicada, porque “Camilo
            fez 188 anos” deve ser considerado Camilo & Viana 001.


Camilo e os irmãos Barbosa e Silva [01]


     As primeiras referências literárias de Camilo Castelo Branco (1825-1890) a Viana do Castelo datam de 1853. São dois pequenos textos – um em prosa e outro em verso – que o escritor deixou no álbum pessoal de José Barbosa e Silva (1828-1865), seu íntimo e confidente amigo vianês.

      Camilo viera passar a Semana Santa daquele ano nesta cidade, a convite do amigo, com o beneplácito, certamente, dos irmãos, todos eles mais velhos, Mateus José (1821-1882), Maria Cândida (1822-1908), António (1823-1866) e Luís (1825-1892). Durante esta sua primeira estada em Viana, Camilo deve ter convivido também com outros amigos vianeses, filhos, uns e outros, de famílias abastadas.

    Camilo e José conheceram-se, em 1849, no Colégio da Formiga (Maia-Porto), onde o jovem Barbosa e Silva estudava alemão. A partir deste ano, a amizade entre ambos foi-se desenvolvendo e aprofundando, numa relação afetiva quase fraternal, com interesses e cumplicidades mútuas. Além de outros testemunhos escritos, as cartas que o escritor enviou a José (cerca de 200) e a Luís Barbosa e Silva (25), mostram, claramente, quão fortes eram os laços que os uniam. Consultem-se os dois volumes Correspondência de Camilo Castelo Branco com os irmãos Barbosa e Silva (I), e […] e com Sebastião de Sousa (II), publicados, em 1984, por Alexandre Cabral. E a coletânea Cem Cartas de Camilo, coordenadas e anotadas por Luís Xavier Barbosa, editada em 1919.


Xavier Barbosa (1849-1925) era descendente dos Barbosa e Silva, pelo lado materno. A mãe, Maria Cândida, era irmã dos Barbosa e Silva. Xavier Barbosa, embora vivesse em Caminha, onde nascera, vinha passar férias, em criança, a casa dos tios vianeses. E aqui chegou a ver e conhecer o escritor. Logo no início do «proemio», conta, em terceira pessoa, o «coordenador das cartas» que,

«Em 1857, com pouco mais de 7 annos, estava accidentalmente em Vianna do Castello; e ainda se lembra de, ahi, ter visto um homem alto e feio, picado das bexigas, de bigode hirsuto, transitar pausadamente pelas ruas da cidade, parecendo ser figura de prestigio, pela firmesa da marcha e pelo aprumo do porte; e, de feito, os que com elle se cruzavam, não resistiam a voltarem-se e a olharem-n'o com persistente curiosidade.» [As páginas do «proemio» não se encontram numeradas.]

É neste volume das Cem Cartas de Camilo que se encontram os textos camilianos acima referidos e que Camilo deixou escritos no álbum de José Barbosa e Silva. Apresentarei, neste post, o texto em prosa, segu(i)ndo a transcrição de Luís Xavier Barbosa (1919: 69-70). No próximo “Camilo & Viana 003”, apresentarei o poema.

«“Pedis-te-me uma poesia no teu album. Não posso, amigo, e tu não duvidas que não posso. Pedir ao coração concentrado n'uma agonia surda, um hymno festival, é dizer aos labios d'um cadaver, que se descerrem, e chamem, uma por uma, as illusões da vida, q[ue] o abandonaram no leito da morte.
Tu sabes que eu soffro m[ui]to; e a linguagem da dôr suprema é o silencio. Não creias nas angustias que os poetas te contam. Não creias nas m[inh]as que eu também não creio nas tuas.
Na minha vida, não é esta a primeira vez que tento embalde arrancar do coração um poema de lagrimas. Como Job, o typo sublime da mortificação, eu, quando soffro, interrogo Deus audaciosam[en]te, pesso-lhe a causa das m[inh]as turturas; mas pesso-lha gemendo e chorando no intimo silencio de abatimento moral.
E não posso – a um amigo como tu, a um anjo de consolações como tens sido p[a]ra mim – não posso, Barbosa, revelar o inferno, q[eu] sinto aqui neste coração fadado para o infinito dos supplicios.
Recolhi-me á solidão do meu quarto, quando me convidavas para uma reunião d'amigos teus, que deviam distrahir-me da prostração profunda em q[eu] me deixaste. Não podiam conseguil-o. Eu sei q[eu] é estéril a palavra do homem, e impotente a consolação do amigo.
Aquellas  Lamentaçoens  dos anjos do claustro – aquellas elegias choradas no tumulo de Christo – aquellas vozes moduladas por labios que nunca tocaram o fel da taça mundana, accordaram-me no espirito um desejo de abandonar o corpo, um sabor anticipado da morte, um enojo de mim próprio, que nunca eu saberei explicar. E, desde esse momento, sinto-me m[ai]s infeliz que nunca...
 Barbosa! Deixa-me escrever-te uma profecia no teu album: – Irás abraçar, um dia, um monge á portaria do Claustro, e não poderás dar-lhe o nome, que lhe deste, no mundo, quando lhe chamavas

 Camillo Castello-Branco

       5.ª feira da Semana sancta –
                 Vianna – 1853 »


Notas finais
1) Nas transcrições, foi respeitada a (orto)grafia das edições consultadas.
2) Em Vasconcelos, 1991 e 1999, os textos são ilustrados com fotografias de Camilo, dos irmãos Barbosa e Silva, Ana Plácido e Luís Xavier Barbosa, entre outras.
3) O desenho do rosto de Luís Xavier Barbosa encontra-se em ARAÚJO, 1990: 27.

Leituras
ARAÚJO, José Rosa de, 1990: Queimei cartas de Camilo. Viana do Castelo. Câmara Municipal de Viana do Castelo. O título é frase atribuída a Luís Xavier Barbosa.
BARBOSA, Luís Xavier, 1919: Cem Cartas de Camilo. Lisboa: Portugal-Brasil Limitada, Sociedade Editora.
CABRAL, Alexandre, 1984: Correspondência de Camilo Castelo Branco com os Irmãos Barbosa e Silva (vol. I). Lisboa: Horizonte.
----------, 1984a: Correspondência de Camilo Castelo Branco com os Irmãos Barbosa e Silva e com Sebastião de Sousa (vol. II). Lisboa: Horizonte.
VASCONCELOS, Maria Emília Sena de, 1991: «Os Barbosa e Silva, de Viana, e Camilo». Cadernos Vianenses. Tomo XV. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo; pp. 111-127. Acessível também AQUI.
----------, 1999: «Velhos vultos de Viana». Cadernos Vianenses, Tomo XXV. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo; pp. 45-54. Acessível também AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário