domingo, 13 de maio de 2012

Danadas daninhas 001


Danadas daninhas 001


É um facto. Isto, assim, não pode continuar. Chamar jardim a isto...


Estas flores amarelas são silvestres ou campestres. Mas eu gosto destas pequenas. Destas e de outras como elas, como verão, e com idênticas propriedades. Porque, vistas de perto e sem pressas, têm realmente um corpinho bem feito, umas formas engraçadas e atraentes. Até os insetos gostam! Uns, para lhes chuparem o pólen.


Outros, para no seu (delas) gineceu se sentirem confortáveis e confortados.


Mas amanhã, lá terá que ser. Vou meter-lhes a máquina da relva, antes que preciso seja a roçadoira. Mas pede o registo para memória futura (só até 2013) que deixe aqui mais umas fotografias destas daninhas «enfestantes». Que é como quem diz, onde pegam, fazem do sítio uma “festa” permanente. Nunca mais nos vemos livres delas, destas danadas infestantes. Daninhas!



Os botânicos chamam-lhe, cientificamente, isto é, em latim, «ranunculus repens». A sua corola atinge, quando crescidas [medi-a eu], à volta de 5 cm de diâmetro. Cá no Mato, chamamos-lhes, simplesmente, “florinha amarela”. Como a outras que da mesma cor são e para as quais nunca arranjámos água de batismo que chegasse. Noutras terras [vale a pena ver o sítio] levam nomes como «botão de oiro», «erva belida», «flores de quaresma» e «ranúnculo rasteiro». E outros, com certeza.
“Botão doiro”! Está bem! Concordo. É bonito! Fica aprovado. Publique-se! Ouçam aí, rapazes: aqui no Mato, “botão doiro” é como se passa a chamar a esta florinha amarela. Mas para que não haja mais confusões, botões de oiro já não são aquelas tacholas de metal brilhante que os srs. ministros e outros –istos usam para apertar os punhos da camisa. Esses passam a chamar-se “botões de latão”. Ou será que nem todos nós vamos ficar uns pobrezinhos?!... Ou será antes pobretanas? [- Pobre? - O tanas!]

Andam aqui sinais mais ou menos visíveis de outras pequenas, ainda mais miúdas. Vou atirar-me também a elas, um dia destes. Já não preciso de as ter debaixo d’olho. Já as tive, para o devido registo. Amanhã, também estas safadas serão ceifadas pela vertiginosa ventoinha da máquina. Como todas as outras daninhas danadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário