segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

VianaVocale canta cantata de Lopes-Graça


      O coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo, surpreendeu, ao meio da tarde de ontem, os domingueiros que pass(e)avam pelo centro comercial «Estação de Viana».


     Dirigido pelo maestro Vítor Lima, o coro interpretou várias peças musicais alusivas à Natividade, com destaque para a Primeira Cantata de Natal, do compositor Fernando Lopes-Graça, cuja gravação, em CD, foi apresentada na semana passada.


O disco é acompanhado por um folheto. Destaco o texto de José Luís Borges Coelho, sobre o compositor Lopes-Graça e a referida Cantata, que, ao terminar, refere:

«Música enxuta. Modernidade e simplicidade. Conjugado cada pormenor para devolver à origem, generosamente acrescida do seu juro em valor acrescentado, a portugalidade da expressão popular.»

E sobre VianaVocale:

«Último elo do ciclo: um coro juvenil oriundo duma escola de música do Alto Minho, vozes frescas, afinação cuidada, envolvimento notório com a história que cantam de modo a amarrar quem “cai” em começar a escutá-la.»


O folheto traz, de seguida, sínteses das atividades do coro, do curriculum do maestro e da história da Academia de Música de Viana do Castelo. Termina com a transcrição da letra das 19 canções que integram a cantata.

Agora, é só apreciar. Uma belíssima prenda de Natal. No presente e no futuro. Sempre.
Obrigado, Carla. Obrigado, Vítor. 

Boas Festas a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário